Há um tempo eu sofri uma parada respiratória e fiquei em tratamento por um período, nesse tempo fui visitado por alguns amigos e um deles pastor de uma denominação em minha cidade, me falou de seus planos de expansão e se eu também não pensava em expandir nossa comunidade, aumentar o numero de membros. Eu procurei saber desse pastor qual o método de crescimento que ele pensava usar.Ele prontamente respondeu que era necessário criar coisas novas que prendessem a atenção das pessoas,tais como a estética da igreja,festividades,sermões menos doutrinários,pois assim certamente viriam ovelhas mais “gordinhas”...precisamos nos modernizar disse ele.
Esse ‘“método” é latente entre muitos dos que dizem pertencer às fileiras de Cristo hoje em dia, uma coisa tão grosseira em sua essência, que tem tomado conta da maioria dos que possuem pouca visão espiritual.
Eu conheço o evangelho há 43 anos e tenho visto que nas últimas décadas, esse método tem se desenvolvido em proporções anormais. Tem agido como o fermento. O diabo maquinou até criar algo que tem agido de forma muito eficaz e que tem desviado as igrejas de sua missão prioritária que é a pregação e o testemunho.Essa ferramenta que o diabo criou sugere às igrejas que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, aceitando os modismos tão em voga no mundo, sob o pretexto de ganhar as multidões.
Ai eu me pergunto: onde nas Escrituras se encontra, numa passagem sequer, que propor divertimento para as pessoas é uma função da igreja. Tenho lido a bíblia ao longo dos últimos 40 anos e nem de longe eu vi o Senhor Jesus ensinando isso. Ele ensinou isso sim:“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).Não encontro um texto sequer onde ele acrescente: “É preciso temperar o evangelho para atrair os que não gostam de ouvir a Palavra de Deus. A bíblia nos ensina com veemência que Ele dotou a igreja de apóstolos,profetas,evangelistas,pastores e mestres” (Ef 4.11).Será que Ele esqueceu nesse versículo os encarregados do divertimento?E os mártires foram perseguidos porque divertiam as pessoas ou porque pregavam o evangelho da salvação.
Pena que muitos como meu amigo pastor não enxergam que a igreja é cada vez mais um ambiente divertido e menos eficaz no sentido de pregar a palavra de Deus.
Qual tem sido a atitude da sua igreja em relação ao mundo? “Ela tem sido o sal”, ou um docinho que todos gostam de provar. Jesus sempre falou com terrível seriedade!Ele não recheou seu ministério de luzes e cores agradáveis para ser mais popular e alcançar mais resultados. Seus ensinos sempre foram fortes. Nunca li que Jesus houvesse feito uma reunião com seus discípulos e dito: “Convidem o povo pois vamos ter um culto divertidíssimo ,recheado de atrativos , com pouca pregação.Será um trabalho agradável para as pessoas.Vão logo,pois não importa para onde os levaremos mas temos de ganhar as pessoas de alguma maneira!”.
Meu amigo pastor assim como muitos; precisam isso sim entender que Jesus teve compaixão dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou diverti-los. Você pode analisar todo o Novo Testamento e certamente não vai encontrar nem indício do evangelho de entretenimento. A mensagem do Novo Testamento é: “Retirai-vos, separai-vos e purificai-vos!” Jesus não morreu de brincadeira, não foi uma coreografia, não foi uma encenação e nem uma ópera gospel. Por isso os apóstolos tiveram confiança irrestrita no evangelho e não utilizavam outros instrumentos.Pedro e João foram encarcerados por pregarem o evangelho e não por estarem realizando um espetáculo de circo em praça publica,cujo titulo seria: VENHAM VER COMO NÓS SOMOS DIVERTIDOS”. Eles isso sim;não cessaram apregoar a Cristo, por isso não tinham tempo para divertir seus ouvintes com encenações.Eles foram perseguidos mas continuaram indo a muitos lugares pregando o evangelho.Essa é a verdade!
Sabe qual foi minha resposta ao meu amigo pastor?Isso tudo é lixo e baboseira que o diabo impôs sobre a igreja. Eu vou continuar aqui na resistência do método dos apóstolos. Pois a igreja divertida, com suas luzes e cores, falha nos resultados desejados. É extremamente danosa aos novos convertidos e não produz servos de verdade.E eu não estou julgando não!Eu tenho vivido situações em que muitos dos que gostam da igreja divertida tem demonstrado claramente que nem de longe são servos de Deus.
No entanto eu não desisto. Eu continuo orando por mais ministros instruídos biblicamente, fieis, com ardente espiritualidade e doutrina bíblica, entendidos na Palavra e experimentados na vocação ministerial e que produzam devoção verdadeira no íntimo dos convertidos.
PR.Adem
Nenhum comentário:
Postar um comentário