QUANTO CUSTA UM SONHO?

QUANTO CUSTA UM SONHO?
ILHEUS-BA

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ESTOU FELIZ DEMAIS!MINHA TURMINHA ESTÁ TODA AQUI COMIGO...RSSS


JEAN,EDUARDO E IZABEL.
EDUARDO VEIO DE CURITIBA DE FERIAS DO MESTRADO E VAI PASSAR A VIRADE DE ANO CONOSCO.
É SÓ FELICIDADE!!!

NOVAMENTE O FIM. SERÁ MESMO?

Vivemos dias que mais parecem se repetir. Seria a história cíclica, como propuseram os gregos? Aliás, já diz o escritor bíblico que nada há de novo debaixo do sol. (Ec 1.9b)

Os homens são os mesmos de sempre, empedernidos na prática do mal, odiando a justiça, buscando o mal chamando-o de bem, trocando a verdade pela mentira e assim por diante. De modo que o fim é desejável mesmo. Porém, o que vemos é a história se repetindo e dizemos: “já vi este filme antes!”. E mesmo assim não aprendemos e cometemos os mesmos atos históricos.
O homem tem comportamentos estereotipados, ou seja, comportamentos-padrão. Ele age e reage de modo idêntico aos outros em determinadas situações. Daí poder a psicologia e a psicanálise estabelecer correções de conduta e cura.
Diante de Deus todos somos responsáveis pela maneira como vivemos, decisões e atitudes que tomamos. Individualmente, todo ser é livre, mas tem que prestar contas da vida que recebeu de Deus. Liberdade vigiada sim meu irmão. O que é bom para nos lembrar da nossa responsabilidade. Nada escapa aos olhos de Deus.
Falta Jesus no coração. O que significa uma nova maneira de viver e fazer a história ser diferente. Está em nossas mãos a oportunidade de viver de modo superiormente diferente neste novo começo da história. Em Cristo vivemos em novidade de vida, tudo se faz novo... (Rm 6.4; 1Co 5.17)
Jesus tem todo o poder, Ele ainda pode salvar aqueles que se encontram no fundo do poço num viver enfadonho, repetitivo de insucessos. A sua história pode ser mudada, a sua vida pode ser iluminada, Jesus pode lhe ajudar. No seu coração você pode receber de Cristo salvação. É só você deixar Jesus entrar, a sua vida a Ele entregar, para receber perdão e vida nova. Existe um nova amanhã com Deus em sua vida.
“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Sl 30.5)
Você pode ser livre e sentir a salvação te alcançar. Existe um amanhã com Deus em tua vida. Vamos começar o novo ano bem, bem melhor que das outras vezes, pois vamos começar com Cristo Jesus bem no centro de nosso viver.
FELIZ ANO NOVO. FELIZ VIDA NOVA. FELICIDADE COMEÇA COM DEUS E NUNCA TERMINA. Avante!
Artigo enviado pelo:
Pr Carlos César Januário
Pastor da PIB de Rio Novo, Ipiaú, BA.
Presidente da Convenção Batista Baiana

O CASO SEAN. “A MIDIA E A MANIPULAÇÃO DO AFETO”


Preocupa-me a forma banal com que os conflitos afetivos que envolvem Pais e Filhos são tratados pela mídia nos litígios conjugais.

A história do menino Seam de oito anos com dupla nacionalidade: americana e brasileira é o meu foco neste artigo e de como a mídia usou e abusou da manipulação do afeto, enfatizando sempre que ele precisa escolher entre as duas famílias e com quem ficaria sua guarda. Tudo isso se revestiu de aspectos que podem ser cruéis com essa criança,quando ela se tornou vitima de uma mídia raivosa e sedenta de matérias espalhafatosas e bombásticas,além de que essa mesma mídia interfere de forma impressionante e insana tentando agir no lugar dos tribunais no processo judicial, concluindo e definindo as soluções para o caso.
Ao mesmo tempo em que o sistema judiciário analisava os fatos com a objetividade e a luz das leis pertinentes, em paralelo, a mídia nefasta manipula o afeto fazendo comentários indiscriminados acerca da personalidade do pai e de quais seriam seus objetivos ao obter a pretensa guarda, imergindo assim a criança num oceano de influencias negativas de um mundo onde o que importa é a audiência e não o pai e os avós que litigam. Não tem sido incomum ver os veículos de comunicação, por egoísmo, orgulho ferido, vingança, atropelar qualquer sentimento de compaixão e proteção aos envolvidos e muito menos pelo menino Sean, para fazer valer seus propósitos interesses.
As noticias do caso Sean, nascido nos EUA, filho de mãe brasileira e pai americano dão conta da avidez com que os veículos da mídia aproveitaram para manipular ao seu bel prazer a frágil condição em que se encontram os litigantes pela guarda e o garoto, que após ter perdido a mãe e aguardar decisão da justiça, viveu no meio de um fogo cruzado onde as mais diferentes variáveis dos “especialistas” que hoje proliferam os programas das mais variadas emissoras de rádio, TV e jornais e que se acham capazes até ao absurdo de avaliar uma decisão do presidente do Supremo Tribunal que decidiu que Sean deveria ficar sob a guarda do pai nos Estados Unidos, e não permanecer no Brasil, com o padrasto, a irmã menor e a família de sua mãe.
Esse caso especificamente transformou uma separação conjugal e a consequente luta pela guarda de uma criança, numa saga sem escrúpulos dos veículos de mídia que se acotovelaram pelas esquinas e pelos saguões ou portões dos condomínios das famílias envolvidas, culminando com uma cena dantesca onde por inépcia ou mesmo até por indicação de algum veiculo de mídia, os avós maternos e o padrasto ao invés de usar uma entrada segura pela garagem da Embaixada Americana, preferiram ainda que quase sendo agredidos por repórteres e curiosos que se atropelavam e se acotovelavam a busca de um melhor angulo para os seus microfones e câmeras.
E o principal prejudicado nessa questão, onde estava? Certamente quando ele tentava adentrar a segurança da Embaixada estava apavorado e com o coração aos sobressaltos e nem de longe deveria estar pensando em com quem ficaria, mas sim se ficaria em segurança. O menino entrou abraçado ao padrasto e cercado por seguranças que a todo custo tentava dissuadir a turba de “buscadores de noticias”.Naquele momento o que se viu foi uma mídia inescrupulosa tomada por propósitos individualistas,cega e pouco se importando com o real bem estar dos envolvidos.
Apesar de não alcançar os mesmos índices de audiência, eu creio que a maneira correta de se tratar uma questão como essa seria declarações sensatas onde os envolvidos pudessem analisar os interesses de Sean e aceitarem a decisão da justiça que a luz da lei o encaminharia para qualquer dos lados com a certeza de ele estaria feliz e amparado. E não agir de forma manipuladora e controversa que só acabou gerando mais polemica.
Esse caso serve de alerta a nossa sociedade, que em qualquer hipótese não pode entregar sua opinião e escolhas apenas por causa do apelo insensível de apresentadores ou repórteres preparados para dirigir a opinião de ouvintes, leitores ou telespectadores e os fazerem tomar partido do pai ou da família da mãe.
É triste ver a mídia buscando avidamente as fatias de audiência como hienas famintas que reduzem a nada os sentimentos e subjugam os desabafos e as responsabilidades, isso sinceramente não é o jornalismo que a sociedade carece.
A mídia avassaladora transformou o menino de 8 anos em troféu de guerra. Esse episodio revelou a que grau podem chegar a cegueira e a histeria de adultos insensíveis escondidos atrás de câmeras e microfones. Uns se acotovelavam para mostrar que Sean é feliz no Rio de Janeiro, outros para revelar a versão da família americana e testemunhar seu amor pelo pai.Será que alguém pensou no menino?
Finalizando quero considerar que a mídia deve colocar de lado as fatias de audiência e agir de forma sensata pensando que a frente dos microfones e das lentes está Sean e seu bem-estar e proteção, mostrando o melhor para ele que seria o convívio com as duas famílias, a americana e a brasileira. Por que não insistem nesse aspecto?Simples!porque a audiência e o sensacionalismo andam juntas. O que essa mídia quer mesmo é “A MANIPULAÇÃO DO AFETO”
PR.ADEM.

UM FELIZ ANO NOVO!REPLETO DE REALIZÕES EM CRISTO JESUS!


SÃO OS VOTOS DO PASTOR ADEM E DA MISSIONARIA NANCI

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

DEUS QUER QUE VOCÊ ATRAVESSE O SEU RIO JORDÃO!

Hoje vou comentar a situação em que se encontravam os judeus no momento em que Deus convoca Josué para a travessia do rio Jordão.

Depois de haverem caminhado pelo deserto, Josué com todo aquele povo chegaram à beira do rio Jordão para cumprir a ordem do Senhor de passar as águas e tomar posse da terra que estava do outro lado; O que me chama a atenção é que Deus preparou a chegada do povo, exatamente quando o rio transbordava pelas suas ribanceiras (Js 3.15; 4.18), pois assim o poder de Deus seria manifestado de forma gloriosa diante daquela multidão.
Naquele momento Josué convoca o povo e conclama que: Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós. (Jos. 3.5), e a santificação da qual este texto fala é do hebraico e significa “consagração, separação, santidade, santo”. E entendo esse contexto como abstinência de certas coisas, e da busca da perfeição e pureza daquele que quer se apresentar a Deus.
Ai você pode estar me perguntando: A santificação era algo necessário naquele momento?Eu respondo que sim, pois aquele povo estava prestes a ver a manifestação do poder de Deus em seu meio e a Palavra nos ensina que:.. e sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). E não pense que em nosso dias é diferente,nós carecemos e muito de uma santificação, e busca do Senhor, e da Sua perfeição; porque também em nossos dias Deus quer que você atravesse o seu Jordão, mas Deus só vai agir se houver dedicação do seu povo, através de uma renuncia total de tudo o que lhe desagrada, e procurando ser santo como ele é santo (Lv 11.44; 20.7; 1Pd 15.16). E note bem que eu não estou falando de auto-ajuda,apesar de saber que está cheio de pregadores por ai pregando que você pode e que basta você declarar e você vencerá.Eu não estou falando de psicologia,eu estou falando como homem que tem as mesmas fraquezas que muita gente tem e que vive em um mundo onde as desigualdades são terríveis,alem da grande corrupção,da grande carga de tributos e o mau uso deles e por ai vai.Porém apesar de tudo isso Deus quer se manifestar em poder e fazer você atravessar o seu Jordão,mas não de qualquer jeito e sim do modo de Deus,como nos ensina Paulo aos Romanos:Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação (Rm 6.19).
Quem de nós não tem atravessado os seus desertos e precisa demais chegar a terra prometida,porém para que isso aconteça tem um Jordão para cada um de nós atravessar e precisamos estar preparados para esse momento.Com eles estava a arca da aliança que representava a presença de Deus no meio do povo, não era um deus, mas representava a gloria do único Deus; e era do propiciatório que estava sobre a arca que Deus se manifestava e falava com quem era designado para ali estar (Ex 25.22).No meio do povo estava à presença daquele que estivera e passara os judeus pelo deserto ate ali, e dali para frente continuaria a proteger o seu povo, se estes permanecessem debaixo do seu comando.
Aquele povo assim como nos precisa estar sempre pronto a pronto a ouvir a voz de Deus e disposto a obedecê-lo.
Nenhum homem daquela multidão questionou as palavras de Josué, porque reconheceram que Deus estava na direção, e prosseguiram em frente, sem ainda ver as águas divididas, mas crendo no invisível (Hb 11.27); e Deus honrou a fé daquele povo, e as forças das águas não resistiram o poder daquele que guiava aquele povo, e as águas pararam a uns trinta quilômetros acima, próximo a um a cidade chamada Adã, e o povo pode passar a pé enxuto, enquanto os sacerdotes estavam parados no meio do rio (Js 3.14-17). E o Nome do Senhor foi glorificado!
Assim como aquele povo,não questione o poder de Deus em sua vida.Pense no seguinte:Deus não nos prometeu viajar em primeira classe.Mas Ele prometeu que chegaríamos.Deus não prometeu que não teria gigantes na nossa jornada.Mas Ele prometeu que venceríamos os gigantes.Deus não nos prometeu um banquete durante a viajem.Mas Ele prometeu que não morreríamos de fome nem de sede.Portanto não coloque limite no poder de Deus e “NUNCA SE ESQUEÇA...eu sou fraco,mas o meu Deus é fortíssimo e poderoso”.
Agora siga em frente e atravesse o seu Jordão rumo as promessas de Deus.
PR Adem.(Mensagem de domingo dia 28 de dezembro de 2009)



RECEITA DE ANO NOVO


QUE POR DECRETO DA ESPERANÇA A PARTIR DE JANEIRO AS COISAS MUDEM,E SEJA TUDO CLARIDADE,RECOMPENSA,JUSTIÇA ENTRE OS HOMENS E AS NAÇÕES,LIBERDADE COM CHEIRO DE PÃO MATINAL...TENTE EXPERIMENTE,POIS É DENTRO DE VOCÊ QUE O ANO NOVO NASCE SEMPRE.(ESTES SÃO OS VOTOS DE TODA A FAMILIA SILVA E DRUMOND) E MINHA AVÓ GERACINA IN MEMORIAN

CONFRATERNIZAÇÃO E TROCA DE PRESENTES NA COMUNIDADE RESTAURAÇÃO


NO DIA 25 DE DEZEMBRO A COMUNIDADE EVANGELICA RESTAURAÇÃO REUNIU SUA FAMILIA E FOI UMA GRANDE CELEBRAÇÃO DE UNIDADE E AMOR ENTRE IRMÃOS,COM TROCA DE PRESENTES E LANCHES NO FINAL.
DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESSE PROVO QUE É MAIS QUE UMA IGREJA E SIM UMA FAMILIA A SERVIÇO DE DEUS.

domingo, 20 de dezembro de 2009

PARABENS JEAN BERNARD! PELO BACHARELADO EM DIREITO!

Jean Bernar Iwai Drumond,apresentou a Monografia de conclusão do Curso de Direito na FABAC Lauro de Freitas no dia 18 de dezembro de 2009 e foi aprovado com NOTA NOVE,apresentando o tema "MIDIA E PROCESSO PENAL".

O seu Orientador foi o Professor Ruivaldo (Na foto) e a Banca examinadora foi composta pelos professores: Ruivaldo,Osvaldo e Themis.

PASTORES OU SALTEADORES!


João 10.1-18: “Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador”....
Hoje eu quero falar sobre um assunto que tem me interessado nos últimos tempos, que é o ministério pastoral, e toda vez que falo desse assunto eu me remeto aos ensinamentos de Jesus a respeito do Bom Pastor.
No início do capítulo 10 do Evangelho de João de 1 a 10, neste trecho Jesus fala da Porta das Ovelhas (eu creio que Ele se referia à porta que ficava ao Norte do Pátio dos Gentios, que circundava o Templo de Herodes). Jesus naquele momento usa a porta como ferramenta para transmitir uma verdade teológica ou, caso queira , uma verdade espiritual.Enfim Jesus é, portanto, a porta, Jesus é o libertador. Aquele que nos abre o caminho para as pastagens, que nos tira da morte e nos conduz para a vida — não a uma vida qualquer, mas à vida abundante. Aqui eu me detenho e levanto a seguinte questão: O que faz de Jesus um Bom Pastor? Quando lemos os versículos de 11 a 18 encontramos a chave que abre os nossos olhos para um verdadeiro ministério pastoral, que precisa além de beleza e justiça de muitas qualidades éticas.
Diante desse quadro eu pergunto: O que temos visto hoje em dia? Pastores ou Assaltantes?Usando como base os ditos de Jesus nesse trecho da Bíblia façamos a distinção entre o Pastor e o Assaltante. Jesus, como houveram feito os profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel, Zacarias, entre outros (cf. Is 40.11; Jr 23.1-4; Ez 34.2; Zc 11.6), levantaram-se contra os falsos pastores, afirmando serem eles ladrões, bandidos e assaltantes.Certamente, Jesus se referia, aqui, aos que tinham e tem como objetivo extorquir e explorar o povo, beneficiando-se da sua credulidade. Esses falsos Pastores, segundo Jesus, “vêm somente para roubar, matar e destruir”, vêm tirar a vida das ovelhas (cf. v. 10).
Em contrapartida, o Bom Pastor é aquele que dá a vida pelas ovelhas. O tema da vida, e da doação da vida, é tão enfático que é retomado cinco vezes nestes poucos versículos (vd. vs. 10,11,15,17-18).
No versículo 10, Jesus enfatiza que veio para que tenhamos “vida e vida em abundância”, vida no seu sentido mais pleno. É o termo usado quando se quer aludir à “vida eterna”. Trata-se de “vida” no sentido qualitativo, mais do que quantitativo. Vida abundante significa, portanto, vida plena.
Mas o que me chama mais atenção aqui é o fato de Jesus tratar do ministerio pastoral como um ministério doador da vida.
Diante desse fato me permito afirmar que aqueles que pastoreiam manipulando psicologicamente as ovelhas, são bandidos e criminosos e não pastores verdadeiros, porque, diferentemente, o bom pastor coloca a sua alma e todo seu ser a serviço do reino e não o contrário.
O ministério do Bom Pastor tem uma diferença notória do mercenário. O Bom Pastor não trabalha exclusivamente em troco do soldo e do lucro. Ele se importa com as circunstâncias éticas e morais da atividade que desenvolve. Em contrapartida disso o que temos visto são muitos que a cada dia estão a serviço de um patrão diferente, ou até mesmo a serviço de inimigos ou rivais, porque não lhe interessam as causas, pois os resultados; não visam o bem, mas, sim, os bens das ovelhas.O compromisso único do Assaltantes é consigo mesmo, com seu próprio sucesso, com seu próprio bem-estar, trata logo de salvar primeiro a sua pele.O que temos visto e confesso com tristeza é que tais “Pastores”estão atentos apenas aos números do que aos nomes das ovelhas. O resultado disso são as divisões cada vez mais freqüentes e uns roubando ovelhas de outros como nos descreve o versículo 12.
Eu, no entanto considero que o ministério pastoral é muito mais do que contabilizar ovelhas, e sim como é cada uma, quais suas necessidades, quais têm feridas a serem tratadas, quais precisam de cuidado especial, o pastor conhece as ovelhas por experiência e experiência não se obtém a distância ou do alto de um palco. Eu tenho adquirido experiência ao longo dos anos e com as cicatrizes da caminhada, além de muito convívio, diálogo, partilha convivência, afetividade e compartilhando as alegrias e as lagrimas com os que se alegram e chorar com os que choram (Rm 12.15).
Quando me convidam para palestras ou festividades correlatas eu fico analisando a conduta dos pastores que logo me pegam pelo braço e me conduzem pelas instalações das igrejas. Ficam orgulhosos com o numero de anos que estão ali e o com o quanto os templos comportam e o grande numero de salas e afins.Mas sabe de uma coisa que raramente eles dizem:`Quem è o porteiro ou o zelador e assim por diante.
Amados é necessário que saibamos que Igreja não é o edifício, porque disso tudo não haverá de permanecer pedra sobre pedra (MT 24). Uma verdadeira Igreja é uma comunidade de pessoas que tem nome e sobrenome. Igreja, portanto, não tem cadastro, tem rol de membros.
Finalizando que enfatizar que o trabalho de um pastor de ovelhas, portanto, é muito diferente do trabalho desses enganadores que andam por ai atrás das ovelhas e as tangendo como se fosse gado. O trabalho de um Bom Pastor é ir conduzindo caminhando à frente do rebanho, com serenidade orientadora e usando o cajado para proteger, sendo o primeiro a enfrentar os perigos, afastando os espinhos, dando exemplo e abrindo passagem rumo à libertação.
Ser Pastor é ir em frente mesmo que na contramão das oportunidades humanas e das estradas largas, mas congestionadas por assaltantes e mercenários. Ser Pastor é se embrenhar pelas estreitas veredas da justiça, na busca incansável pelas águas de descanso e pelos pastos verdejantes do Reino de Deus.
Que esse artigo possa lhe abrir os olhos pela graça de Deus e que Jesus seja o parâmetro do ministério pastoral em nosso pais.

Pastor Adem

sábado, 5 de dezembro de 2009

ADULTIZAÇÃO DA INFANCIA "A INOCENCIA PERDIDA"


Já dizia o escritor que o ser humano não nasce pronto para a vida. Ao nascer é imaturo,dependente e necessita de muitos anos de cuidados e atenção dos pais e da família para poder sobreviver no meio social,assimilando aos poucos a herança cultural do grupo em que vive.

O que temos visto infelizmente é que nossas crianças tiveram que se adaptar e viver em um mundo que não deve ser o seu, nem foi feito para o seu tamanho. A própria permissão de compartilhar o mundo adulto representa, de fato, a própria ausência de direitos da criança. A partir dessas observações, posso afirmar que a chamada infância alterou-se, e a isso eu acrescento. O que significa, então, ser criança nos dias de hoje e em que contexto a criança está incluída?
Nossa sociedade tem uma visão adultizada da infância, isto é, uma visão que não vê a criança, como um ser inacabado e incompleto que precisa amadurecer e evoluir. Que precisa ser educado de forma gradual e sem modelos estereotipados. As crianças hoje em dia estão sofrendo de uma síndrome que costumo chamar de “Apagão da infância.”... E que tem como sintoma principal deixar as crianças vulneráveis às armadilhas culturais de nosso tempo.
Nossas crianças estão soterradas embaixo dos fardos que a sociedade moderna cria pra elas; não brincam mais; vestem-se, cantam e dançam (erotizadas) de adultos. Tem a mídia,e o computador como professores.
Sim! Nós estamos acabando com a infância e isso é preponderante no comportamento das crianças e tem como resultado: crianças com um alto déficit de atenção; agressivas; estressadas; com depressão; tristes e apáticas. E nas escolas? Onde esta a infância? O que é educação? As crianças entram na escola com 2 anos e já são estimuladas a ler e a escrever, será que as escolas estão contribuindo com o fim da infância? .
É triste ver uma criança hoje não ter infância. Não se permite mais que uma criança seja infantil e sendo assim como é que ela se tornará realmente um indivíduo pleno, e não somente parte de uma sociedade organizada.
Faça uma reflexão: De quê nossos filhos brincam hoje? Em nossa infância brincamos muito, de roda, de pique, amarelinha e todas essas brincadeiras foram repassadas oralmente, para nós, de geração em geração. E nós?!O que temos ensinado às nossas crianças?
Eu tenho visto e com muita tristeza, que as crianças hoje são, literalmente, bombardeadas por informações que estimulam exageradamente a sexualidade, estão expostas a milhares de referências ligadas a sexo durante o ano, sendo que as relações apresentadas pela mídia, raramente ocorre entre cônjuges, raramente demonstra a escolha da abstinência sobre o ato, com pouca freqüência alude à contracepção e, com grande freqüência contém elementos de coerção, degradação ou exploração. E o que mais me preocupa é a forma com que os pais lidam com a exposição de seus filhos a determinadas informações da mídia. Temas como homossexualismo, traições, subornos, violência, uso de drogas e prostituição e ainda assim os pais ficam alheios não se importando com a redução do período de inocência, o que pode gerar problemas comportamentais no futuro.
Mas o fenômeno da adultização da infância não se dá só pela exposição das crianças a determinados temas como a violência e a sexualidade, como também pela própria erotização da imagem da criança. Os pais devem ficar atentos quanto à erotização do corpo infantil apresentados em programas que incentivam apresentação de clones de dançarinas e etc., assim como aqueles que utilizam crianças em situações em que há uma grande valorização da beleza e do corpo em detrimento de outras atividades que exigem estudo e disciplina.
É preciso enfatizar que, a sensualização da criança tenderia a estimular a iniciação sexual precoce, assim como a pedofilia. A exploração comercial das crianças adultizam precocemente ao impulsionar o fim da inocência e estimular a sexualidade. A sociedade já não privilegia a proteção da infância como uma fase diferente da fase adulta.E isso se reflete no desmantelo social e no crescente numero de casos de pedofilia, de abuso sexual e pela gravidez cada vez mais precoce.Sei que é impossível manter a infância isolada da enxurrada de “informações”a que são expostas diariamente na escola, na casa de amigos, ou mesmo em casa, na frente da TV.Só o diálogo entre pais e filhos é que vai tornar possível à volta da inocência perdida. Os pais precisam passar para seus filhos a sua opinião acerca da mídia inadequada, não basta proibir somente.
Mas onde estão os pais?Estão presos no excesso de compromissos, da necessidade do trabalho, já não sobra mais tempo para o diálogo. A prova disso é que, para uma parcela considerável das famílias brasileiras a televisão representa o principal veículo informativo sendo, tambem o principal veículo formativo, alem de ser esta a principal forma de entretenimento, pois oferece um conjunto de programações a custo zero.E o pior de tudo isso é que, em mais da metade dos casos pesquisados , a família não exerce nenhum tipo de controle sobre o que se vê na TV, e nem no limite de horário para as crianças ficarem diante da TV.A principal ferramenta de adultização da infância é a mídia,principalmente a TV, cujo acesso é mais facilitado a todos.
Embora agravada pela pobreza material, a adultização da infância se dá em qualquer segmento social. Longas jornadas de trabalho e ausência de tempo dos pais para estarem com os filhos é algo comum a todo e qualquer segmento social.
Faz-se necessário e de forma urgente as novas mediações e a aproximação dos segmentos sociais, pelo menos no que diz respeito às condições de construção da infância de nossas crianças.
PR Adem

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CUIDANDO DE ARVORES MINIATURA


Você gostaria de ter uma arvore em miniatura?

Eu desenvolvo arvores miniatura e elas são como uma terapia e devem ser cuidadas em condições muito especiais para sobreviverem muitos anos.
Em geral as "arvores miniatura" que encontramos á venda nos mercados, estão preparadas para poder durar uma estação, acabando muitas delas por morrer ali mesmo no local de venda... Por este motivo , não aconselho a sua compra porque efetivamente não vai durar , no entanto se você quer uma arvore miniatura na sua varanda eu posso lhe ajudar a desenvolver ou cuidar de sua arvore miniatura e ela poderá dar frutos positivos durante largos anos.
A arvore miniatura requer tratamentos basicos mas precisos, atenções e cuidados diarios não comuns ao resto das plantinhas... Ter em conta que a falha de um dia pode ser o inicio da morte da mesma mas com a atenção devida podem ser visiveis apesar de lentos os resultados para orgulho de alguns e admiração de outros.
Adem

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O TEMPO DOS EMBARAÇADOS

Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. ( II Timóteo 2:4)

Em uma dessas reuniões que as vezes nós fazemos parte um pastor disse que , é melhor realizarmos nossos projetos mesmo que totalmente sujeitos à vontade de um ímpio, ou seja, os fins justificam os meios,ainda que o compromisso com Deus fique em ultimo plano,ai eu fico aqui com meus pensamentos... “isso está se tornando muito comum em nossos dias...", ou seja, pastores e líderes se entregando de uma forma tão fácil e levando a igreja a ficar refém desse ou daquele, e claro que por trás de tudo isso existem alguns interesses.
Eu estou lendo a Bíblia mais uma vez,e na medida que leio eu aprendo que, todos os que servem a Cristo como soldados, jamais podem se embaraçar com negócios desta vida, mas tem que ter como finalidade agradar aquele que o alistou para a batalha,mas é claro que existem aqueles que se alistaram por engano,e que claramente não estão em um pouco dispostos a lutar em favor do evangelho de Cristo,e vivem embaraçados com as coisas desse mundo.
Passando pelo Evangelho de Marcos eu fico olhando a forma e a clareza com que Jesus escolheu seus soldados para a batalha.Jesus disse que deveriam segui-lo de forma incondicional e com total dependência,alem de negar-se a si mesmo, deixar tudo para trás e fazer a sua vontade, vemos isso claramente em (Marcos 1:17),no Evangelho de Mateus nós podemos identificar de forma bem clara que fomos chamados para seguir Jesus e fazer sua vontade.
Lá no Evangelho de João capitulo 21 nós vemos que, Pedro que outrora era pescador, e que fazia parte dos que haviam se alistado para a estar ao lado de Jesus,roeu a corda logo que Jesus morreu pendurado numa cruz e voltou aos velhos costumes e convidou outros discípulos para com ele voltar a pescar, mas em meio da pescaria, Jesus que havia ressuscitado ao terceiro dia apareceu a Pedro que ... “estava nu”... e por três vezes o interrogou, querendo saber se de fato Pedro o amava do fundo do coração.Porque será que Jesus insistiu tanto naquela pergunta .... Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?...
Eu até considero pouco o período que sou Ministro do Evangelho,mas eu tenho entendido hoje porque Jesus insistiu tanto na pergunta a Pedro,é que Jesus o estava preparando para futuramente exercer o ministério e Pedro não poderia por nenhum motivo deixar a sua chamada que recebera do mestre, e nem a convicção da mesma, porém eu vejo com tristeza que hoje em dia só uma pequena minoria dos que já estão no ministério ainda permanecem fieis a sua chamada e não se entregam aos negócios dessa vida, eu vejo que muitos se deixam levar pelo... “tremendo e glorioso”... dos encantamentos e deixam de exercer a chamada agradando somente a Deus, como o apostolo Paulo ensinou a Timóteo.
Muitos estão divididos entre o rebanho que o Senhor lhes confiou e as vantagens das ... “más associações”..., a isto eu pergunto... “devemos fazer a obra de Deus com amor e dedicação?”....
Ao longo dessa minha vida ministerial eu tenho visto alguns pastores que até pouco tempo se comportavam como inspiradores de muitos jovens e tinham um verdadeiro compromisso com a palavra de Deus,mas ai deram uma guinada como verdadeiros bodes e dividiram a sua chamada com o ímpio e cavam sua própria ruína, uns foram acusados de roubo, outros apenas pregam mas, perderam a graça de Deus na vida.
Eu tenho aproveitado essas experiências que tenho visto ao longo dos anos como um alerta vindo da parte de Deus para os pastores e obreiros da casa do Senhor,é como se Ele estivesse nos dizendo:... “não destrua a sua chamada, cumpra a sua chamada como ministro do evangelho, não troque o dom que há em ti por ilusões e encantamentos, cuide das ovelhas que eu lhe confiei”...Pois uma coisa é certa! EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.Isaias 59.1/2.
Que Deus possa abençaor você
PR Adem

EBD do dia 29 de novembro "COMO SER RESTAURADO POR DEUS".Efesios 6.13 a 18

O momento que a igreja está vivendo é um tempo de grande esfriamento espiritual, mas a Bíblia sempre nos alertou sobre esse fato (Mateus24. 12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.). Porém o que mais tem me preocupado nos dias atuais é como as pessoas perdem a comunhão com Deus de forma tão rápida e por tão pouca coisa, tudo tira a paz, tudo é motivo para entristecer, e quando fica triste com alguma coisa, logo perde a vontade de estar na presença de Deus, e isso causa mais e mais frieza a cada dia, o Diabo não cessa de estar em derredor(I Pedro 5.8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;),ele sempre busca uma maneira de derrubar, ele tenta a todo o tempo, e é necessário estar vigilante, pois a qualquer momento, ele pode dar uma rasteira, é preciso estar resguardado sempre vigilante (MATEUS 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca).

Um dos pontos mais importantes para ser restaurado por Deus é não subestimar o inimigo de nossas almas, ele sabe que vai morar no lago de fogo e enxofre, então, ele quer levar o maior numero de pessoas com ele, mas... Ai você me pergunta: O que fazer diante de um inimigo tão perigo e mais poderoso que nós? Nós somos carne, ele é espírito, a luta seria desigual. A isso eu lhe respondo: Deus nos deu um armamento muito eficaz, um armamento que nos Põe em vantagem sobre o nosso inimigo.
A grande arma que Deus nos dá para sermos restaurados é colocar toda a nossa confiança no Senhor Todo poderoso, aí não há inimigo que possa nos resistir (Salmo 37.5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.): Quando se confia plenamente no Senhor Ninguém pode te resistir, todos os dias da tua vida; (Js 1:5) por isso nós não devemos temer mal algum, Deus é conosco, mas... O que fazer? Como tomar posse dessa tão grande restauração? Deus nos dá a resposta nesta passagem de Efésios, Ele nos ensina como proceder.
Deus nos dá a direção exata para conseguirmos uma restauração total, basta que tomemos posse das armaduras D”Ele, para que possamos resistir aos dias maus, porque devemos nos enganar, pois mais dia menos dia os dias maus vão bater em nossa porta, e quando isto chegar, como vamos resisti-lo”? Com uma vida restaurada e resguarda nas armaduras de Deus e no escudo da fé (EFÉSIOS 06:16 Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno), só assim ficaremos de pé com resistência e prontos para o combate, como verdadeiros restaurados que não se deixam abater pelos dias maus. Os que tomam posse das armaduras de Deus não se prostram, mas permanecem de pé vestindo sempre os lombos com a verdade, e a couraça da justiça, tendo certeza de que a Palavra de Deus é fiel e eficaz (EFÉSIOS 06:14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça).
Quando somos restaurados por Deus, confiamos de verdade na Palavra de Deus, considerando sempre que ela será como proteção para o nosso corpo, ela vai nos proteger e resguardar para que o inimigo não nos atinja.
Precisamos ser restaurados por Deus para quando formos atacados não permitamos que os dardos nos atinjam, e nos impeçam a caminhada, não permita que isso venha te acontecer, pois caso contrario você não conseguirá caminhar porque a ferida lhe tirará o animo, por isso busque sempre a restauração, pois com ela você será sempre renovado (Jó 14:7-9), Deus o está sempre disposto a te renovar, não fique parado, Deus quer que você continue marchando sempre.
Ele te restaura, te anima, te enche com o Seu Espírito, Ele quer usar o balsamo da restauração, é Ele quem está te falando, você pode ser totalmente restaurado neste momento, Deus vai te restituir tudo que você perdeu, basta você ser restaurado, mas é preciso das ouvidos a voz de Deus (Hb 3: 15).
Não fique parado, Ele está te esperando, você não pode perder o que Deus tem para você .AMEM?

PR Adem

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

2012...MENTIRA OU VERDADE?


“As profecias do fim do mundo”.

O filme 2012 mostra algumas catástrofes,as quais muitos tem visto como profecias que supostamente anunciam o fim para o ano 2012:. Mas a coisa não é bem assim. Em síntese,quem termina em 2012 é o calendário maia. O demais mostrado no filme (colisão de meteoros e planetas com a terra) e as previsões de "paranormais" sobre o fim do mundo no ano de 2012 são pura alquimia. O pior de tudo isso é que esse pseudo “2012 o ano da profecia” já tomou proporções astronômicas”...(desculpem a analogia”...mas não resisti) nas paginas de internet pelo mundo com milhões de pessoas acreditando que o mundo vai acabar em 2012,e essa armadilha do diabo eu já conheço,pois quando depois o fim não vem o que sobra é uma multidão de desanimados que perdem sua fé.
Peço que você leitor puxe pela memória e se lembre de quantas profecias "furaram" no passado. Lembra daquela que dizia: "Mil passará, dois mil não passará." E passou... E as de Nostradamos também falharam. Amado leitor eu continuo dando crédito a Bíblia que nunca errou uma só previsão nas suas profecias,que em cada milímetro são precisas e detalhadas.E a Bíblia diz: "Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe" (Mt 24:36); "Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Lc 12:40); "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela Sua exclusiva autoridade" (At 1:7).
Mas falemos um pouco do filme.
O filme se passa no final do ano de 2012, e mostra uma serie de cataclismos assolando todo o mundo e tornando a terra quase sem condições de ser habitada. O roteiro foi escrito por Roland Emmerich e por Harald Kloser.
Nos cartazes que divulgam o filme é aterrador ver as cidades americanas deWashington, D.C. e Los Angeles além do Rio de Janeiro sendo coberto por um Tsunami.
O filme se desenrola no final de 2012 quando a terra se alinha a outros planetas e os cataclismos começam a destruir quase que completamente o planeta acabando quase que completamente com os seres vivos. Mas como sempre. Surge os salvadores da pátria ou do mundo como queiram:”Os Estados Unidos através de seu governo com o altruísmo que todos conhecem,decide construir arcas insubmergíveis para salvar o quanto for possível da população da terra, e quando as coisas acalmarem reiniciar a civilização. O filme também leva em relevância as profecias Maias que citaram três ciclos diferentes do fim do mundo.
Mas basta ser um pouco esperto para notar que as teorias que sustentam as profecias de 2012 não fazem muito sentido. Vejamos alguns aspectos que constam desta teoria/profecia de 2012.
A-O Planeta X – Como esse planeta que neste momento já estaria em rota de colisão com a terra em 2012, ele é invisível?Pois planetas que são do tamanho da terra são visíveis à noite. Sendo assim,onde estaria no céu o planeta X?
B-Como se daria o alinhamento do sistema solar com a via Láctea, uma vez que isso ocorreu a cerca de 3 milhões de anos e os estudiosos destacam que isso só ocorreria daqui a aproximadamente 30 milhões de anos. Alem disso o sistema solar esta sim se afastando do centro e não se aproximando.Basta você pesquisar e verá.
C-O campo magnético da Terra - Conforme a NASA vai sim inverter sua polaridade em breve, mas não se sabe quando. Mesmo assim o campo magnético não vai desaparecer,conforme a mesma Nasa.
Enfim: a Bíblia diz o que sobre 2012?
Nada!
Mas você pode estar me perguntando... “Pastor Adem como o Sr. Pode dar uma resposta tão direta?” Simples: é só você ler: Marcos 13:32 - Mas daquele dia e hora ninguém sabe nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.
A única certeza que tenho é que os cataclismos da tal profecia Maia e mostrados no filme são encontradas também na Bíblia, onde Jesus os mostra como sinais da proximidade de sua segunda vinda descrevem este mesmo cenário como o sinal que anuncia a proximidade de sua volta. Leia Mateus capítulo 24 e Apocalipse capítulos 8 e 9. E o que é mostrado no filme eu considero bem pior do que a descrição que a Bíblia faz sobre a segunda vinda de Jesus. A Bíblia nos mostra que as nações serão assoladas por terremotos, pestes e guerras (Mateus 24:6-7) e as 7 Pragas (Apocalipse 16). Ela nos fala que muita gente morrerá (Daniel 11:44) que haverá um tempo de angústia como nunca houve (Daniel 12:1), mas todos os santos que estiverem escritos no Livro da Vida serão salvos (Daniel 12:3). Alem disso a Bíblia mostra que os ímpios, embora sejam alcançados pelas Pragas e Guerras, ainda assim continuarão vivos para contemplar a segunda vinda do Filho de Deus nas nuvens do Céu (Mateus 24:30, Apocalipse 1:7).
Mas no filme a assolação destruidora é tão terrível que não haveria nenhuma chance de salvação, nem de salvos nem de ímpios, pois só se salvariam os que ganhassem na loteria dos benfeitores americanos.
Uma coisa eu garanto. O Diabo sabe usar muito bem toda esta propaganda sobre 2012 e os cataclismos das previsões para distrair as pessoas para que não vejam os verdadeiros sinais da segunda vinda de Jesus.Não se iludam pois os sinais da segunda vinda não são fenômenos naturais e sim sinais bíblicos .O diabo é astuto e enganador e a toda hora cria uma nova cortina de fumaça fazendo com que a humanidade se angustie com a possibilidade de catástrofes naturais e explicações científicas e se esqueçam de que é hora de se arrepender e se converter porque Cristo em breve voltará!
Não se iluda, pois tenho certeza que o Pai da mentira tem usado esses filmes sobre o fim do mundo para que as pessoas se afastem cada vez mais do que o evangelho da verdade mostra. É por essa razão que se faz necessário blogs como esse.
Mas você amigo leitor pode argumentar em contrário. Porem eu considero que esses filmes ao invés de despertar as pessoas para a Bíblia e o que ela nos ensina,afastam isso sim as pessoas de prestarem atenção na Bíblia como ela merece.
Você amigo leitor, mostre que você é diferente, que você crê na Bíblia, que está disposto a escolher a vida eterna, que sabe que o fim vem, mas você quer mesmo é ser salvo. Se manter bem próximo de Jesus. Até o Fim.

PR Adem

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COMUNIDADE EVANGELICA RESTAURAÇÃO...O POVO DA RESISTENCIA


                                                          PASTOR ADEM DRUMOND
                                                    MISSIONÁRIA NANCI DRUMOND

                                                                  SENHORAS

                                                                        JOVENS

                                                                  CRIANÇAS

No dia em que me despedi da minha avó


Eu tinha quase 11 anos de idade e nunca houvera me separado de minha avó. Bom, parece ficção... Mas não é...

Venho de uma família simples que migrou para a Bahia no final dos anos 50, quando estavam passando por uma crise financeira precária, o momento difícil em que meu avô e minha avó tiveram que tomar essa difícil decisão...
Me lembro que um dia no quintal da casa onde morávamos um gato pegou meu periquito de estimação e eu e minha avó presenciamos o sofrimento dele e não podemos fazer nada, pois o gato sumiu pelos buracos do muro. No ano de 1971 meu tio que migrou para São Paulo, naquele ano veio nos visitar decidido a levar minha avó para morar com ele... minha avó teria de tomar aquela difícil decisão... Não daria para eu ir junto porque eu sou filho único e era o companheiro de minha mãe que sempre estava sozinha... meu pai viajava sempre...Minha avó viajou e me deixou Foi o pior dia da minha vida foi terrível ser deixado para traz... Éramos um apegado ao outro... “Eu não falava nada”... Meus Olhos enchia de lagrimas. Eu pensava; “Nunca mais eu vou ver minha avó”.
Então Ela partiu...
No dia seguinte eu procurei minha avó pela casa... e nada...ela se foi mesmo...procurei suas roupas no armário..nem as mais simples estavam lá. A Primeira coisa que me veio à mente foi "Nos temos que nos mudar para São Paulo, sem minha avó eu não fico" E guardei aquilo em mim, calado...
Um dia que não me lembro qual foi, eu estava brincando no jardim da minha casa... era de manhã... Meu pai foi chegando com a roupa de trabalho... Que aconteceu mesmo?... Ele viajou ontem e já voltou... Triste e cabisbaixo... A Primeira coisa que ele perguntou foi.... “Onde está sua mãe”... minha mãe já vinha de encontro a ele,eu os segui até a porta do quarto e ouvi; "Nos vamos nos mudar" Minha mãe ouviu calada...
Então Partimos...
Quando chegamos a São Paulo, fomos morar em um desses prédios em que moram muitas famílias, meu pai falava que era o começo que nos iríamos melhorar. Ele era confiante e muito trabalhador.
No dia seguinte sai pra comprar pão, era ali no bairro do Pari... tudo era simples... No final da tarde eu vi minha avó... A Primeira coisa que eu quis foi beijar e abraçar minha avó e pensar eu nunca mais me despediria dela.
Era 15 de janeiro de 2009 e era madrugada quando minha mãe me chamou para mais uma vez levar minha avó ao hospital, pensei... “Vai ser só mais uma sessão de soro e oxigênio e ela volta para casa como das outras vezes”. Mas dessa vez meu coração estava apertado como que procurando minha avó quando ela se despediu de mim pra ir morar em São Paulo. Ah, era só mais uma bobagem pensava eu.... “Nos vamos comemorar os 100 anos de minha avó, vamos matar um novilho para celebrar”.
Ela desceu do carro e eu peguei uma cadeira de rodas, ela sentou e eu beijei seu rosto. Ela nem parecia tão mal como das outras vezes.Era quatro da tarde,minha mãe me ligou. O aperto no peito quase me matou. E eu ouvi minha dizer... “Mãe passou para o Senhor” Sim, eu me vi no escuro e os olhos de minha avó nunca mais estariam lá a minha espera e uma longa lagrima começou a se formar...até hoje essa lagima não foi embora. Corri para o hospital e encontrei minha mãe de olhos inchados prestes a se esfarelar. A boca aberta sem conseguir falar, mas, as palavras saíram quase que de forma involuntária... Sua avó morreu. Eu olhei minha avó coberta ali cercada pelas minhas tias e minha mãe.
Quando fechei o caixão sobre ela. Quando o caixão começou a descer eu pude ouvir minha mente e estendi minhas mãos e confesso que me faltou coragem para sair dali depois de me despedir da minha avó. Bom. Dei uma resumida na minha vida... E quase que ouvi minha avó dizendo... “Espero que seja uma lição para você nunca desistir... siga, pois você ainda tem muitas despedidas e chegadas...”.
Só agora vim escrever... “Do dia que me despedi de minha avó”

MENSAGEM DE DOMINGO:Você está preparado?


"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.” Mateus 25.13


Na mensagem de hoje quero me ater à palavra de Jesus sobre sua segunda vinda. Quando estava meditando para preparar essa mensagem eu me fiz algumas perguntas e considerei a mais importante delas a seguinte:Será que estamos preparados para a segunda vinda de Jesus? Esse glorioso evento que não pode ser descrito com meu rol de palavras. Uma coisa é certa: Temos que nos preparar, porque a volta do Senhor é cada vez mais eminente. Muitos consideram que o tempo de espera é longo eu no entanto considero esse tempo como uma oportunidade que Deus nos dá (2 Pedro 3.9),em suma Deus quer que nos sejamos sábios e prudentes nesse processo de espera.
Devemos agir como se à hora da segunda vinda fosse agora. Para isso é necessário que superemos a inconstância dos que se deixam levar por ventos de doutrinas (Efésios 4. 13-14); (2).Devemos nos encher da graça através da Palavra, oração, sacramentos e vida comprometida em comunidade e ao invés de buscar as coisas que perecem, como se elas fossem a marca dos comprometidos com Deus (Mateus 7.21-23). Devemos isso sim ser um discípulo verdadeiro de Jesus.
Sejamos sábios e prudentes. Não vamos engrossar as fileiras dos acomodados,para não sermos pegos de surpresa como nos dias de Noé. Medite em (Lucas 21.34-36).
Finalizando quero dizer que muitos cristãos que não querem se preparar para a segunda vinda tem hoje a oportunidade de começar a se preparar, pois caso contrario as palavras de Jesus para eles serão assustadoras. “Eu não vos conheço (Mateus 25 12).
Amados o importante não é saber o dia nem a hora. Tudo o que importa, é que ele esta vindo. Não importa quanto tempo demore, eles fique na sua posição de servo fiel. Mesmo que seja mais tarde esta hora, mesmo assim eles vão estar preparados.
Enfim: O que significa o retorno de Jesus para você? Pense nisso cuidadosamente. E se você estiver pronto e preparado certamente esse momento será maravilhoso.



Deus te abençoe.

PR.Adem

domingo, 22 de novembro de 2009

LIÇÃO DE DOMINGO-22/11.DEUS QUER TIRAR VOCÊ DO ESQUECIMENTO-Ministrada pela Irmã Izabel

II SAMUEL 4:4 E 9 DO VERSO 1 AO 9


Na lição de hoje amados irmãos, vamos nos deter com bastante atenção na situação daquele homem (Mefibosete), que vivendo ali em Lo-Debar não tinha mais sonhos, ele vivia um forte sentimento de inferioridade adquirido durante a infância e adolescência que ser tornou um trauma enorme.Pelo que lemos em II Samuel 09. 8 Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?Era como se estivesse dizendo “eu não posso ser ninguém, porque eu tenho um defeito em minha vida”.
Amados, analisemos que a situação vivida por Mefibosete também acontece em grande escala nos dias de hoje com muitas pessoas nas igrejas, que vão vivendo suas vidas com base nas quedas que sofreram ao longo da vida, e nem notam que Deus está constantemente querendo restaura-los de forma plena e traze-los para se assentar a mesa do Rei. ISAÍAS 55:3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. Muitas pessoas deixaram de ser uma bênção e deixam de tomar posse das promessas de Deus para suas vidas, porque as marcas das quedas e agressões do passado se transformaram em marcas que os acompanham vidas constantemente e tomam conta de seus pensamentos,como que ressoando: “eu vou carregar essa marca para sempre”. Isso tem deixado muita gente com feridas abertas e sangrando sempre. Jovens que, aparentemente estão bem, mas continuam machucadas por coisas que aconteceram no passado, e que hoje não conseguem viver uma vida plena. Alegre e realizada.
Muitas coisas aconteceram com Mefibosete. A bíblia diz em II Samuel 9 nos versos 4 e 5 que Mefibosete morava em Lo-Debar. Lo-Debar significa sem palavras, sem vida, esquecido. Assim como Davi fez com Mefibosete , Deus quer fazer com você o tirando da sua Lo-Debar, do esquecimento.
No entanto irmãos, muitas pessoas se acostumam a viver no esquecimento, distante daquilo que sonham, se entregando às circunstâncias,até gostam que as pessoas se compadeçam delas.Note que Mefibosete estava na posição errada,e isso acontece com muitas pessoas hoje em dia; estão na igreja, vieram para a igreja, estão no palácio de Deus, estão na casa de Deus, elas sabem disso, mas acabam vivendo a vida sempre na posição errada, sempre angustiadas, sempre tristes e se considerando um “cão morto”.
Quando se pergunta; “tudo bem meu irmão?” Respondem; “Vou levando como Deus quer; mais ou menos” Será que Deus quer uma vida mais ou menos pra você?
No verso 2 de II Sam. 9 David falou para Mefibosete: eu tenho um plano para você, eu quero que você se assente a mesa comigo:
Note que Mefibosete não saiu sozinho da sua situação o Rei enviou Ziba que ali simboliza o Espírito Santo que levanta que vai buscar que vai atrás, porque Mefibosete não poderia vir sozinho, não poderia andar, mas Ziba vai lá e traz Mefibosete ate a presença do rei. A bíblia nos diz em João 14 verso 16: e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja par sempre convosco. Irmãos o Consolador descrito por João sabe seu endereço, conhece seu passado, seus traumas, seus dramas, seus dilemas. Ele conhece o seu presente amado,ele não só conhece como se importa com o teu amanha. Romanos 8 verso 26: Porque não sabemos orar como convém, mas o Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis.
A bíblia nos revela que Deus quer que convivamos com Ele, compartilhando do direito de um filho do rei. Assim também é com o Espírito Santo, que está vivo, ativo, agindo na igreja, basta abrir o nosso coração e deixar que Ele fale conosco,restaure a nossa vida.Certamente Ele nos levará à Cristo, à sua palavra transformadora.Assim teremos um novo caráter,seremos outras pessoas,pensaremos de maneira diferente,veremos a vida de maneira diferente.Só com o auxilio do Espírito Santo deixaremos que Deus nos tire de Lo-Debar.
Mefibosete se sentia como um ninguém, II Sam. 9.8 diz: "quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? David queria que Mefibosete compartilhasse da sua mesa como um de seus filhos.No entanto Mefibosete estava tão abalado espiritualmente e psicologicamente que falou: eu não passo de um cão morto, eu não sou ninguém, eu não sou nada.
Na igreja existem muitas pessoas nessa posição, dizendo: as coisas boas da vida não são pra mim, pois não passo de um miserável, eu não passo de um lixo, eu não passo de um cão morto, eu não sou digno de chegar diante de Deus, eu não sou digno nem de levantar a minha cabeça para orar.
Irmão hoje Deus que está falando conosco, e ele está nos chamando para assumirmos nosso lugar ao lado Dele, e muitas vezes nós não entendemos isso, preferimos aceitar as mentiras do diabo em nossa mente. Acredite Irmão é o diabo que fala que nós nunca seremos nada e nos não podemos nem devemos nos acostumar a pensar dessa maneira.
Irmãos; Deus hoje está chamando sua atenção para Ele. Deus quer te dar direitos de filho.
Não importa o lugar de esquecimento em que você tem vivido até hoje. Basta você erguer os olhos e verá as mãos de Deus estendidas rumo ao seu coração e suas palavras firmes e verdadeiras dizendo: APOCALIPSE 03:20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Aceite agora a ajuda de Deus e chega de ficar chorando pelos cantos dizendo; “eu não posso ser ninguém, porque eu tenho um defeito em minha vida”.
Deus te abençoe.

PR.Adem

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TEMA DA ESCOLA BIBLICA DE DOMINGO DIA 15/11 "VENCENDO NO DESERTO."

JÓ 1.1 HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

É inspirador para a nossa fé ler o testemunho de Jó.Um homem temente e amado por Deus(Jó1.8 E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal) que foi severamente atacado pelo diabo que desafiou Deus na vida de Jó acusando-o de ser fiel só pelo fato de ser próspero(Jô 1.9-10-11).Deus permitiu então que o inimigo tocasse em tudo que Jô possuía,não permitindo apenas que tocasse na sua vida(Jó 1.12).Ele sofreu dores terríveis, provas, calamidades, tragédias, provações que pareciam nunca ter fim. Ele se viu frustrado.Experimentou os rompantes súbitos das forças sobrenaturais,Mas o que me chama a atenção é a paciência de Jô em meio a tudo isso,pois por esse aspecto ele obteve resultado e não foi confundido (Rom.5. 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,).Jó achou graça na proporção em que foi humilhado diante de Deus. Ele pode ter oscilado durante a provação, e quase desfalecer. Mas em meio a tudo isso, ele guardou a fé. Como? Foi porque permitiu que os sofrimentos os direcionassem para seus joelhos. Como resultado, sua confiança no Senhor somente aumentou. Ele saíu do deserto testemunhando a bondade e o poder de libertação de Deus.( JÓ 42:1 ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido).Alguns Cristãos Querem Arrancar o Livro de Jó da Bíblia.Alguns crentes não podem lidar com o fato de que Jó era um homem íntegro, santo, amado de Deus que sofreu calamidades terríveis. Eu digo a esses cristãos: é impossível para nós conhecermos a verdadeira fé a menos que possamos olhar diretamente para as dificuldades de Jó e dizer, "Deus permitiu todas essas coisas acontecer a Jó para um propósito".Sim, Deus permitiu que os filhos de Jó fossem tomados. Ele permitiu a perda da saúde de Jó, de suas propriedades, sua reputação. Jó foi desonrado nas mãos de supostos amigos. Até mesmo sua própria esposa o escarneceu. E seu corpo suportou feridas horríveis e dolorosas.Este homem viveu com dor insuportável e tristeza de coração. Olhe para ele entre as ruínas da sua vida: sentindo-se abandonado, esmagado pela aflição, os céus parecendo repelir suas orações. Jó passou noites sombrias sem dormir, e dias terríveis, dolorosos. A dor era tão grande que pediu a Deus que tomasse sua vida. Ainda assim, durante todo o ocorrido, Deus ainda o amava. De fato, Jó nunca foi tão precioso na visão de Deus, do que no meio da sua tribulação.
Foi no pior momento de Jó que Deus lhe deu uma revelação de Si próprio, que mudou sua vida. Ele pessoalmente conduziu Jó para fora do deserto. E Jó emergiu com uma fé indomável, testemunhando, "Ainda que ele me mate, contudo nele esperarei" (Jó 13:15).Já ao contrário, alguns crentes saem de seus desertos amargurados e com raiva. As provações desses crentes os tornam céticos, endurecidos e inconsoláveis desprezando Deus. "Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o meu Senhor se esqueceu de mim" (Isaías 49:14).Eu tenho visto cristãos em sofrimento se voltando completamente contra o Senhor que um dia eles amaram. Eles acusam Deus de abandoná-los no momento da dificuldade. Assim, em troca, eles abandonam toda a oração; colocam suas Bíblias de lado. E já não vão mais à igreja. Ao invés disso, carregam raiva e ressentimento terríveis contra Deus.Tragicamente, alguns crentes morrem em seus desertos. Isto é o que aconteceu com Israel. Com exceção dos fiéis Josué e Calebe, uma geração inteira de israelitas - um povo milagrosamente liberto do Egito - desperdiçou a vida no terrível e uivante deserto. Eles morreram cheios de dúvidas, aflição, agonia e dor. Por que? Porque recusaram-se a confiar no juramento de que Deus os guardaria em momentos de dificuldade.O Senhor havia prometido a eles: "Não vos atemorizeis, e não tenhais medo... O Senhor vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós... o Senhor vosso Deus vos levou, como um homem leva seu filho... (Ele) ia adiante de vós no caminho... para vos achar o lugar... para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar" (Deuteronômio 1:29-33).Diante dessa palavra tome posse das promessas de Deus e acredite rapidamente e com convicção, hoje — que Deus nos ama e se agrada de nós. Então estaremos capacitados a aceitar que toda circunstância em nossas vidas irá provar no final ser a amorosa vontade de nosso Pai para conosco. Nós sairemos de nosso deserto repousando nos braços amorosos de Jesus. E Ele produzirá alegria a partir do nosso choro.Irmãos, não olhemos para as lutas que se acumulam. E não tente olhar para um futuro incerto. Sua função é confiar nas promessas de aliança de nosso Pai, e repousar no Seu grande amor por você. Você sairá vitorioso, porque Ele o está segurando em Seus braços de amor.e então poder[a recitar como Paulo (II TIMÓTEO 04:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé).

Deus te abençoe.

Izabel Soraia.

SALVAR OU DIVERTIR?

Há um tempo eu sofri uma parada respiratória e fiquei em tratamento por um período, nesse tempo fui visitado por alguns amigos e um deles pastor de uma denominação em minha cidade, me falou de seus planos de expansão e se eu também não pensava em expandir nossa comunidade, aumentar o numero de membros. Eu procurei saber desse pastor qual o método de crescimento que ele pensava usar.Ele prontamente respondeu que era necessário criar coisas novas que prendessem a atenção das pessoas,tais como a estética da igreja,festividades,sermões menos doutrinários,pois assim certamente viriam ovelhas mais “gordinhas”...precisamos nos modernizar disse ele.

Esse ‘“método” é latente entre muitos dos que dizem pertencer às fileiras de Cristo hoje em dia, uma coisa tão grosseira em sua essência, que tem tomado conta da maioria dos que possuem pouca visão espiritual.
Eu conheço o evangelho há 43 anos e tenho visto que nas últimas décadas, esse método tem se desenvolvido em proporções anormais. Tem agido como o fermento. O diabo maquinou até criar algo que tem agido de forma muito eficaz e que tem desviado as igrejas de sua missão prioritária que é a pregação e o testemunho.Essa ferramenta que o diabo criou sugere às igrejas que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, aceitando os modismos tão em voga no mundo, sob o pretexto de ganhar as multidões.
Ai eu me pergunto: onde nas Escrituras se encontra, numa passagem sequer, que propor divertimento para as pessoas é uma função da igreja. Tenho lido a bíblia ao longo dos últimos 40 anos e nem de longe eu vi o Senhor Jesus ensinando isso. Ele ensinou isso sim:“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).Não encontro um texto sequer onde ele acrescente: “É preciso temperar o evangelho para atrair os que não gostam de ouvir a Palavra de Deus. A bíblia nos ensina com veemência que Ele dotou a igreja de apóstolos,profetas,evangelistas,pastores e mestres” (Ef 4.11).Será que Ele esqueceu nesse versículo os encarregados do divertimento?E os mártires foram perseguidos porque divertiam as pessoas ou porque pregavam o evangelho da salvação.
Pena que muitos como meu amigo pastor não enxergam que a igreja é cada vez mais um ambiente divertido e menos eficaz no sentido de pregar a palavra de Deus.
Qual tem sido a atitude da sua igreja em relação ao mundo? “Ela tem sido o sal”, ou um docinho que todos gostam de provar. Jesus sempre falou com terrível seriedade!Ele não recheou seu ministério de luzes e cores agradáveis para ser mais popular e alcançar mais resultados. Seus ensinos sempre foram fortes. Nunca li que Jesus houvesse feito uma reunião com seus discípulos e dito: “Convidem o povo pois vamos ter um culto divertidíssimo ,recheado de atrativos , com pouca pregação.Será um trabalho agradável para as pessoas.Vão logo,pois não importa para onde os levaremos mas temos de ganhar as pessoas de alguma maneira!”.
Meu amigo pastor assim como muitos; precisam isso sim entender que Jesus teve compaixão dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou diverti-los. Você pode analisar todo o Novo Testamento e certamente não vai encontrar nem indício do evangelho de entretenimento. A mensagem do Novo Testamento é: “Retirai-vos, separai-vos e purificai-vos!” Jesus não morreu de brincadeira, não foi uma coreografia, não foi uma encenação e nem uma ópera gospel. Por isso os apóstolos tiveram confiança irrestrita no evangelho e não utilizavam outros instrumentos.Pedro e João foram encarcerados por pregarem o evangelho e não por estarem realizando um espetáculo de circo em praça publica,cujo titulo seria: VENHAM VER COMO NÓS SOMOS DIVERTIDOS”. Eles isso sim;não cessaram apregoar a Cristo, por isso não tinham tempo para divertir seus ouvintes com encenações.Eles foram perseguidos mas continuaram indo a muitos lugares pregando o evangelho.Essa é a verdade!

Sabe qual foi minha resposta ao meu amigo pastor?Isso tudo é lixo e baboseira que o diabo impôs sobre a igreja. Eu vou continuar aqui na resistência do método dos apóstolos. Pois a igreja divertida, com suas luzes e cores, falha nos resultados desejados. É extremamente danosa aos novos convertidos e não produz servos de verdade.E eu não estou julgando não!Eu tenho vivido situações em que muitos dos que gostam da igreja divertida tem demonstrado claramente que nem de longe são servos de Deus.
No entanto eu não desisto. Eu continuo orando por mais ministros instruídos biblicamente, fieis, com ardente espiritualidade e doutrina bíblica, entendidos na Palavra e experimentados na vocação ministerial e que produzam devoção verdadeira no íntimo dos convertidos.



PR.Adem

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" - Atos 5.29

NO DIA EM QUE PREGUEI NO YAHWEHSHAMMAH EU FIQUEI OLHANDO AQUELA MULTIDÃO E COMECEI A PENSAR. “PRECISAMOS VOLTAR PARA A PALAVRA VERDADEIRA. ESSE POVO PRECISA DE MENOS FARINHA E MAIS PROTEÍNA.”
PR.Adem

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A VIDA NÃO PODE SER UM TESOURO MAL AVALIADO.

Meditando acerca da historia do “Filho pródigo”, imaginei: Aquele rapaz deslumbrado enquanto cuidava das ovelhas de seu pai, no meio do verde das campinas, nas colinas de suas terras, mas, nas noites... Só, ali em sua rede, o olhar perdido nas sombras projetadas pelo candeeiro, apurando os ouvidos para tentar perceber o balido tardio de alguma ovelha. Ele podia perceber, muito levemente, sons diferentes que vinhas de longe.

Imagino sua curiosidade em querer ver as luzes clarões diferentes daqueles que o iluminavam. Sons...Luzes...promessas de quantas novas aventuras?
Quando voltava do pastoreio, a tenda paterna surgia sem mistério e o som tardio do balido de uma ovelha e a luz incerta do candeeiro que ardia bem ali, à sua mão, o enfastiava.
Enfastiado, saiu da casa de seu pai.
Forte, bonito, rico.
O que encontrou onde brilhavam as luzes?
Fome, necessidade.
E fome e necessidade tão maiores que a condição mais vil, que o faz aceitar ser guardador de porcos.
É o que a ilusão reserva: a fome que leva aos porcos, os porcos que leva à lama e a lama e os porcos que leva ao alimento que sustenta os porcos.
A tal ponto que ninguém lhe dava nada.
As luzes brilhantes não têm nada pra dar. Ainda que cantem sons,ainda que as moedas tilintem,ainda que brilhem intensamente as luzes da ribalta.
O som não permanece glorioso, não tranqüiliza, não satisfaz a alma.
As luzes da ribalta não apontam alvos verdadeiros e satisfatórios.
As moedas tilitantes não compram o alimento da alma.
Ainda bem que aquele jovem não permaneceu ali: mas o filho que o pai recebeu de volta já não era o mesmo; desperdiçara seu talento e sujou suas mãos com porcos.
Fico imaginando a primeira noite que aquele jovem passou em casa, após o regresso... Só,ali em sua rede,o olhar perdido nas sombras projetadas pelo candeeiro,apurando os ouvidos para tentar perceber o balido tardio de alguma ovelha.
Quanta segurança, proteção, amor, as coisas simples podem transmitir.
Verdadeiros tesouros mal avaliados.
Deus nos deu a vida. Pode haver coisa melhor,mais rico tesouro?
Quantos não arrastam suas vidas de miséria em miséria, destruindo possibilidades e invalidando o tesouro?
Corpos cansados e excitados mente confusa e perturbada.
Entregues ao teatro obsceno de uma vida vil.
A ilusão da musica, da balada, uma pizza, um barzinho de esquina ou orgias no final da noite...
Sons... luzes...moedas tilintantes...
Com essa vida,não é de se espantar que o pesadelo venha,atormentando, minando pouco a pouco a vida, desvirtualizando e destruindo.
Depois de tanta ilusão voltar, se voltar o que restará?
A vida. Tão extraordinário tesouro,rica e preciosa,esbanjada na mentira,no nada de uma terra,que não é Pátria.
Pureza de vida... isso sim...não pode haver felicidade longe dela!
Medite em I Pedro cap. I: 13 a 17.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

NO DIA EM QUE ME DESPEDI DO MEU AVÔ


Era o ano de 1989 eu estava para completar 28 anos quando resolvi visitar meu avô que afinal já estava com 89 anos. Tomei essa decisão depois que... Depois que... Eu soubera que ele estava na casa de minha tia e muito doente. peguei o telefone e liguei para o meu tio e o convidei para fazermos de carro a viagem que nos levaria a ver pela ultima vez o meu avô.Do que falamos alem da viajem não me lembro exatamente de que, mas não tem importância. O que importa é que no outro dia acordei de madrugada tirei o carro da garagem e fui buscar o meu tio do outro lado da cidade. Daí até pegarmos a Dutra já eram oito horas ou foi as nove? Não, acho que foram as dez. Isso: dez horas, pegamos a Dutra.
Nossa!Como o tempo passa!Já se passaram vinte anos. Mas do que estávamos falando mesmo? Ah, sim, de que horas pegamos a Dutra. Então, como eu ia dizendo,entramos pela estrada e meu tio ia dirigindo. Meu estomago já estava roncando e meu tio nada de parar, ele parecia um general. Que foi? Você esta com fome?Pára com essa mania de querer comer toda hora. Ele disse,mas já eram quase três horas da tarde.Bem, então ele parou em caratinga n”uma churrascaria dessas de beira de estrada e a comida estava péssima, mas foi exatamente desse jeito que eu a comi. Era uma carne horrível parecia até estragada, mas nos estavas-mos lá e com muita fome. Nunca me esqueço da cara do meu tio, ele ria enquanto comia a comida horrorosa. Bom, enfim, rodamos a noite toda, eu só sei que foi uma maratona, mas aproveitamos para conversar e nos lembrar das historias de meu avô que eu gostava muito. Ainda me lembro do dia que ele veio lá em casa e ficou salgando carne na garagem. Ele de cócoras com seu grande bigode e jogando sal na carne com suas mãos calejadas enquanto sorria pra mim. Vez enquanto meu tio dizia quer fazer o favor de deixar eu me concentrar. Assim eu perco a direção.
Tem coisa que eu me lembro que parece que foi hoje. Eu lembro bem de uma vez quando encontrei meu avo em macarani, eu estava com meu primo e ele nos abraçou e ficou feliz demais em nos ver, nesse dia eu cozinhei pra ele aquele arroz carreteiro que nos gostamos tanto, depois mais tarde nos despedimos e fomos embora. Ah, quando chegamos à casa da minha tia já era de manhã e era véspera da eleição de Collor. Meu avô estava no seu pequeno quarto: Quando meu primo disse que eu e meu tio estávamos ali pra vê-lo, meu avô pegou sua bengala e quis bater nele, pois não acreditou que era verdade. Ele já enxergava muito pouco ou quase nada, mas quando ouviu a nossa voz quase correu ao nosso encontro, abracei meu avô e senti bem colado ao meu o seu corpo alquebrado pelo tempo. Não era um qualquer:Era seu Cassiano aquele velho e duro peão estradeiro. Que surpresa eu tive!O meu avô estava com vontade de queimado. Mandei comprar. Eu o abracei a chorei ali parado, enquanto lhe dizia “O Senhor pode qualquer coisa meu avô. Pode pedir. Fomos ao mercado. Compramos carne de churrasco. Ah, sim, meu avô se divertiu demais naquele dia. Ele tinha toda razão pra fazer tudo quanto queria há muito tempo. É que nessas horas tudo é permitido, mesmo quando se tem 89 anos.
Bom, sobre aquele dia, o que eu posso falar?Teve tanta coisa que eu até esqueço. Mas meu avô pode viver em um dia tudo que ele houvera guardado naquele tempo em que ficou na casa de minha tia.Comeu,bebeu,brincou,riu e chorou:A vida é uma batalha sabia?Se a gente não batalhar, igual ao meu avô fez ao longo de sua vida, aí a coisa não vai. É até difícil falar do meu avô, pois ele é uma das referencias que mais me emocionam. Ver o meu avô ali parado na soleira do seu quarto me dizendo meu neto me leva com você e saber que as condições dele não permitiam que ele fizesse uma viagem tão longa. Depois nós fomos pra sala e passamos a noite inteira nos lembrando das coisas de nossa vida. Da casa onde o gato comeu meu periquito.De quando eu o levava para receber a sua aposentadoria e por ai vai.A emoção de ver o meu avô é indescritível.
Mês passado eu estava remexendo minhas fotos e vi eu e meu avô, altivo e imponente do alto de seus quase dois metros de altura. O dia da eleição de Collor amanheceu chuvoso e cinzento,parece que o tempo já previa o desastre que seria sua administração para esse pais.Fui buscar um café pra meu avô e pra mim,estávamos em. Fiquei ali parado olhando concentrado e me preparando para despedir. Eu e meu avô quase encerrando o primeiro capítulo da minha história. Seus 89 anos de vida, olhar pra ele era recordar o passado assim de um jeito que faz tudo ficar tão nítido. Beijei o meu avô e parti vendo as bandeirolas e os papeis sendo jogados dentro do carro com os números dos candidatos... até quando meu avô?...Ele foi ficando pra traz, se desfazendo nos meus olhos e ficando cada vez mais nítido na minha mente. Meu tio ficou calado por um bom tempo. Era final dos anos de 90 e eu estava chegando em casa, meu coração estava apertado como que procurando alguém que some na hora que a gente mais precisa. Ah, era só cansaço pensava eu. Onde você passou o dia todo?Minha mãe me perguntou. O aperto no peito piorou. Sim, eu me vejo. Tudo ficou escuro e pequenas faíscas delineavam a grande cicatriz que logo ia se formar. Minha mãe de olhos inchados prestes a se esfarelar. A boca aberta sem conseguir falar, mas, as palavras saíram quase que de forma involuntária... Seu avô morreu,,,. Como meu velho e destemido avô pode fazer isso comigo, tudo ficou branco sobre um fundo quase negro. O mundo parou. Assim estava escrito: tudo tem a sua ocasião própria, e há um tempo para cada propósito debaixo do céu. O ar insistia em não voltar ao meu peito. Fiquei como pó de giz.Tudo virou uma cena no espelho. Lembrei-me de Drummond... ”Nesta cidade de milhões de habitantes,estou sozinho co quarto,estou sozinho no mundo” As mãos tremulas.Fiquei azedo.Fiquei ruim de repente,porque não me disseram com jeitinho. Não podia ouvir minha mente. Sepultado há quase duas décadas, eu aqui ainda estou tentando. Mas esquecer -- bom, agora é que são elas.Pois tudo ficou mais difícil. No dia em que me despedi do meu avô