QUANTO CUSTA UM SONHO?

QUANTO CUSTA UM SONHO?
ILHEUS-BA

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O que significa "amar o próximo"?


Todos os dias em que estive no Yahweh Shammah e foi quase que diariamente eu senti falta  daquilo que constituiu o tema principal DA GRANDE CELEBRAÇÃO DE 2012:"A PREOCUPAÇÃO COM OS QUE GEMEM.
De fato,o Yahweh Shammah como obra evangelizadora é a atividade mais importante do calendário anual para os evangélicos de Simões Filho. Ao passo que talvez você possa estar pensando da mesma forma, já examinou o conceito bíblico sobre o assunto. Já se perguntou se por acaso podemos realizar outras atividades, ou obras igualmente importantes, e que muitas vezes são negligenciadas?
Para que possamos chegar a uma conclusão,leiamos Tiago 1:27, sobre a atividade de ajudar aos que padecem de necessidade.Os evangelhos são muito claros e diretos quanto a importância de nossa fé, assim como certas obras que floresceriam espontaneamente, como resultado do cultivo desta mesma fé. Assim, embora as escrituras mostrem claramente que a fé é a base de nossa salvação, também nos mostram que ela nos levaria a agir espontâneamente - não por imposição de outra PESSOA ou ORGANIZAÇÃO. O próprio Jesus mostrou claramente que era de se esperar tal manifestação materializada da fé quando declarou: "Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros" - João 13:34
Naturalmente que o amor, para ser evidenciado, precisa ser acompanhado de atitudes práticas, não raramente significando ajudar o próximo em situações de dificuldade. Neste sentido os evangelhos lançam clara luz sobre quais seriam algumas destas atividades práticas que deveriam brotar de nosso coração, ao ponto de declarar claramente o seguinte conceito de adoração:  "A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação, e manter-se sem mancha do mundo." - Tiago 1:27
Este versículo me chama a atenção, particularmente se comparado com o comportamento da maioria das daqueles que trabalharam na condução do YAHWEH SHAMMAH 2012. Ao passo que a Coordenação na qual eu me incluo se preocupou apenas e na sua maioria com as questões de organização,acesso restrito e coisas afins, nos parece que Tiago 1:27 aponta claramente para outra obra como sendo mais importante, e ao mesmo tempo característica do verdadeiro cristão. Claramente Tiago coloca as obras de caridade e ajuda - como demonstrativos da fé - acima de qualquer outra atividade religiosa ou pessoal. Qualquer pessoa ou organização que negue tal conceito não pode ser considerada apta o suficiente para ensinar o caminho do céu.
É interessante afirmar que apenas organizar quem entra em que permance,quem bebe e quem come por si só não é a maior que o verdadeiro verdadeiro objetivo “ O CUIDADO COM OS QUE GEMEM.
Queira observar o seguinte conselho:
    "Quem despreza ao seu próprio próximo está pecando, mas feliz é aquele que mostra favor aos atribulados." - Provérbios 14:21
Mais uma vez fica claro que se espera de cada um de nós compaixão para com o próximo,independente do o próximo ser o gari ou o presidente da republica, ao ponto de a ausência desta qualidade - junto com ações que a demonstrem - ser considerada um "pecado". Mas, surge então a questão: até que ponto houve preocupação em ajudar aos QUE GEMEM em necessidade? Foi este realmente um requisito para os organizadores do YAHWEH SHAMMAH? Para aclarar nosso pensamento, queira raciocinar sobre os seguintes versículos, contidos nos evangelhos:
    "Ora, naqueles dias, aumentando os discípulos, surgiram resmungos da parte dos judeus que falavam grego contra os judeus que falavam hebraico, porque as suas viúvas estavam sendo passadas por alto na distribuição diária. De modo que os doze chamaram a si a multidão dos discípulos e disseram: "Não é agradável que deixemos a palavra de Deus para distribuir [comida] às mesas. Portanto, irmãos, procurai vós mesmos, dentre vós, sete homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria, para que os possamos designar para esta incumbência necessária; mas, nós mesmos nos devotaremos à oração e ao ministério da palavra." E a palavra falada agradou a toda a multidão, e selecionaram Estêvão, homem cheio de fé e espírito santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia; e puseram-nos diante dos apóstolos, e, depois de terem orado, estes puseram as suas mãos sobre eles." - Atos dos Apóstolos 6:1-6
    Não há como negar que no primitivo cristianismo havia uma preocupação extraordinária com relação aos QUEM GEMEM. Isto é deixado claro logo no versículo 1, quando se fala da "distribuição diária", serviço este que os cristãos inquestionavelmente participavam de forma ativa; de fato, uma visão global deste relato nos mostra a importância dada a este trabalho. É interessante notar que era um afazer diário da congregação primitiva; não uma atividade desempenhada apenas quando havia uma grande catástrofe ou acontecimento excepcional. Antes, atividades relacionadas com a caridade faziam parte do seu dia-a-dia, isto mostrado claramente nas escrituras - o que não acontece no caso da pregação sistemática (nos moldes da Torre de Vigia). De fato, a rotina daqueles primitivos cristãos tinha um tempo - assim como recursos - destinado a ajudar aos em maior necessidade, fossem estes cristãos ou não.
Vale a pena lembrar que o relato acima demonstra claramente que as congregações primitivas organizavam sua atividade em prol dos que Gemem, não simplesmente deixando a cargo de cada membro individual a tarefa humanitária que era esperada deles.
Complementando, caso realmente os QUE GEMEM sejam algo com que se preocupou o YS 2012,leiamos outras referências de peso neste sentido.    "Apenas devíamos lembrar-nos dos pobres. Esta mesma coisa diligenciei também fazer." - Gálatas 2:10
Mais uma vez a questão DOS QUE GEMEM é colocada como extremamente importante, de forma alguma algo a ser relegado a segundo plano. Quanto a importância do assunto em pauta, não nos diz algo o fato de o apóstolo Paulo haver dito que diligenciou em cuidar dos QUE GEMEM? Se tais excelentes exemplos foram deixados de forma tão clara na Bíblia, como poderia uma pessoa ou organização religiosa ser aprovada por Deus, a menos que tenha esta mesma preocupação que tinham os discípulos da antiguidade.
Gostaria ainda de lembrar outra passagem bem conhecida e que foi ignorada de forma terrível nos 7 dias de celebração.Por intermédio dele, ofereçamos sempre a Deus um sacrifício de louvor, isto é, o fruto de lábios que fazem declaração pública do seu nome. 16 Além disso, não vos esqueçais de fazer o bem e de partilhar as coisas com outros, porque Deus se agrada bem de tais sacrifícios." - Hebreus 13:15-16.
Sequer considero que ainda seja necessário me alongar, tão claro os acontecimentos. Talvez o leitor possa estar pensando que o assunto está sendo apresentado de forma deturpada ou tendenciosa, para que se consiga apoio a uma idéia pré-concebida independentemente dos fatos. No entanto, as situações ocorreram de forma tão clara e soaram ate mesmo como admoestações não admitindo o acesso a este ou àquele lugar ou mesmo a leitura de um triste relatório de arrecadação de parcos 59 kls de alimentos por parte do responsável por triste resultado.
Finalizo dizendo que a preocupação sincera para com os que gemem caracteriza a religião verdadeira. (Tg 1:27; 2:1-4) De fato, conforme indicado por Jesus, fazer bem aos "mínimos destes [seus] irmãos" é o que diferencia as "ovelhas" dos "cabritos". (Mt 25:31-46)
Ao passo que as congregações do primeiro século organizavam seu trabalho de caridade, a maioria absoluta dos afiliados da igreja neo testamentaria
Por que não se menciona aqui Tiago 1:27 e suas implicações? È hora de refletir,aprender com os erros do passado e mudarmos para o futuro.Aprendamos que se não fizemos tão bem hoje podemos fazer melhor amanhã. O que não se pode aceitar é a omissão.

PR ADEM DRUMOND
RELATOR DA COMISSAO DE MARKETING DO PROJETO YA
MEMBRO DA ORDEM DE PASTORES DE SIMOES FILHO BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário