QUANTO CUSTA UM SONHO?

QUANTO CUSTA UM SONHO?
ILHEUS-BA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PORQUE É TÃO DIFICIL PARA OS CRISTÃOS DESCANSAREM NA PALAVRA DE DEUS


“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Fil.4.6-7)"Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo" (Sl 91.3-4).
Embora essas e muitas outras passagens da Bíblia nos afirmem que Deus tem uma aliança recheada de promessas de fidelidade, de provisão e de proteção Divina, a cada dia eu noto com tristeza que confiar nas promessas de Deus tem sido o alvo mais difícil dos cristãos, e a cada conversa que tenho nos mais diferentes lugares, fica cada vez mais claro a meu ver, que os cristãos na sua maioria preferem confiar na força do próprio braço, nos decretos, nas leis ou nas decisões dos governos, ao invés de seguir fielmente a palavra escrita por Paulo que é ordem de Deus "não andeis ansiosos".
Ainda ontem numa conversa alguém se demonstrou extremamente angustiado por causa de preocupação e medo de coisas que nunca aconteceram, mas que ele tem receio de que venham a acontecer.
Eu creio que, quando nos mostramos ansiosos e preocupamos em demasia, estamos colocando em cheque o compromisso de Deus para conosco que foi selado com sangue la na cruz e assim acabamos nos comportando como ateus. Ou cremos em Cristo, ou não cremos. Ele disse: "Eu venci o mundo". E Ele venceu e ponto final. Ou cremos nas palavras Dele ou então nos afastamos dele.
Eu particularmente acho estranho ver as pessoas que preferem todo o peso. Na verdade são crentes, mas simplesmente não se aventuram a entregar as cargas de preocupações Àquele que quer se preocupar conosco, e cuidar de nós.
Eu considero ser um puxão de orelha quando Deus fala através de Paulo "Não andeis ansiosos" não é um conselho amoroso, um desejo ou um pedido, mas uma ordem! Essa ordem nos chama a assumir a tarefa que como eu disse parece ser a mais difícil para os cristãos.
Não conclua que eu sou demente em não notar as muitas coisas que podem nos preocupar. Problemas familiares, criação dos filhos, o pais desigual em que vivemos a crise financeira, as doenças os acidentes a insegurança, guerra, inflação e por ai vai... Mesmo que ai na sua mesa tenha uma lista enorme de coisas que te dêem razão para preocupação,mesmo assim você não pode concordar com o que o mundo vive,mas sim se entregar totalmente na dependência divina e viver o: "Não andeis ansiosos de cousa alguma".
Eu entendo que é “racional” nos preocupamos de fato, mas o cuidado de Deus está acima do nosso entendimento. Por isso também está escrito a esse respeito: "Não andeis ansiosos... E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fp 4.6-7). É essa paz que Deus dá que supera e vence qualquer dúvida da nossa mente e supera todas as ansiedades, pois essa paz está enraizada na mais completa confiança em Deus. As lutas da vida sempre virão, mas Deus enche nosso coração com paz celestial, e nos guarda na plena comunhão com Cristo Jesus.
Quando somos renascidos precisamos tomar posse das Palavras de Deus para nós, porque só assim manifestamos a grandeza de Deus que excede a tudo. Precisamos entender que é uma honra para Ele assumir todas as nossas ansiedades.Medite no que Pedro diz: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7). O que me chama a atenção nesta passagem é o fato de que a coisa funciona somente quando lançamos todas as nossas ansiedades sobre o Deus todo poderoso. Porém na medida que ficamos arrastando as nossas ansiedades junto conosco, ficamos aflitos e angustiados,sofredores e inquietos. E se você prestar atenção, toda preocupação não adianta nada, pois o próprio Senhor Jesus diz: "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida... vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas" (Mt 6.27 e 32b). E mesmo com essa palavra tem muitos cristãos tentando resolver sozinhos seus próprios problemas, e isso só realça o não reconhecimento da grandeza de Deus, ou seja, na medida em que a ansiedade aumenta você vai diminuindo a Grandeza de Deus e tirando a Sua honra!
Quando encontro um cristão ansioso me da vontade de perguntar: O Senhor Jesus ouve as orações? Deus cuida de nós? Deus zela pelos nossos interesses? Deus consegue resolver mesmo as nossas maiores dificuldades?Nada em nossa vida passa despercebido diante de Deus? Deus é Todo-Poderoso? Deus nos dirige e faz com que tudo contribua para o nosso bem?Então porque essa ansiedade toda?
Não entendo essa ansiedade que leva até pastores a se graduarem em psicologia ou psicanálise e andar com os horários de atendimento cheios, se Jesus nos ensina “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Teoricamente os cristãos sabem tudo muito bem; sabemos de cor promessas como, por exemplo, o Salmo 23; somos instruídos e crescemos no discipulado cristão; podemos testemunhar de experiências que fizemos com o Senhor – mas, mesmo assim, ainda existe tantos cristãos que não aprenderam a entregar as suas ansiedades  totalmente ao Senhor.Basta um novo problema e volta a preocupação, a ansiedade, exatamente como fez Israel no deserto. Assim vemos que a ordem "não andeis ansiosos" é de fato a grande dificuldade de muitos cristãos.
Mas tem saída: Reconheça que, em sua vida, que quem carrega os fardos é o Senhor Jesus. Não podemos carregá-los com Ele.
Os problemas e dificuldades vão continuar ocorrendo, no entanto o peso deles serão tirados de nossa vida. Se os problemas não forem solucionados imediatamente,ainda assim nos seremos libertos da pressão que eles nos causam.É promessa de Deus como diz o Salmo 68.19: "Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação".
•Israel esteve por 40 anos no deserto. Nunca faltou pão e água aos israelitas, e suas sandálias não se gastaram nos seus pés (Dt 29.5). Quando Josué e Calebe entraram na Terra Prometida, ainda tinham nos pés as mesmas sandálias que usavam quando saíram do Egito! Eu poderia desfiar aqui uma enorme quantidade de citações bíblicas para fundamentar e contextualizar esse artigo,porém eu prefiro dizer que  assim como não devemos nos preocupar por "coisa alguma", devemos fazer conhecidas "em tudo" as nossas petições a Deus, com ações de graça. "Em tudo" significa que não existem coisas, por mais pequeninas ou maiores que sejam, pelas quais não devêssemos orar. Não devemos administrar parte dos problemas e deixar outras por conta de Deus.Ele tem poder e quer resolver todos os nossos problemas “Jer.33.3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.”Devemos orar e suplicar "com ações de graça". Ao invés de ficar ansioso e murmurante você pode sim viver agradecendo ao Senhor por benefícios já recebidos e pelo que é no presente e também pela certeza futura de que:“...todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”(ROM 8.28).
Deixe a ansiedade de lado e creia:ainda que tudo pareça estar dando errado,Ele irá abrir as comportas do céu,pois Deus é fiel.Volte a sonhar.
Ande com Deus e não tema o perigo pois: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”Sal.34.7.
PR.Adem

Nenhum comentário:

Postar um comentário